Você lendo uma publicação em Blog de Atividade Diversificada - ADINT2 - 2021 - IFES. Clique para mais publicações...


<< Anterior
Programação mensal de 24 de maio a 20 de junho de 2021
Próximo >>
Por uma nova economia mais eficiente e resiliente




Emergência climática e produção

“Antes de plantar extensas florestas para sequestrar carbono”, alerta a matéria do ClimaInfo, “seria necessário preservar as que já existem”. Destacamos da matéria o seguinte trecho:

É sabido que para se limitar o aquecimento em 1,5°C, além de reduzir drasticamente as emissões, será necessário remover quantidades importantes de dióxido de carbono da atmosfera. Nos últimos tempos, empresas e países têm declarado a intenção de compensar suas emissões plantando bilhões de árvores. Pesquisadores americanos publicaram um trabalho na Science onde dizem que vale mais a pena usar o dinheiro para preservar e aperfeiçoar o manejo das florestas existentes. Referindo-se aos recentes incêndios florestais na Austrália, Califórnia e na Europa, dizem que mesmo um aumento de 1,5°C trará mais ondas de calor, secas e incêndios.

Leia a matéria (aqui) e reflita sobre a sustentabilidade socioambiental na contemporaneidade.

Sobre o autores

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (julho de 1997), mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (setembro de 2002) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (outubro de 2005). Possui interesse acadêmico em gestão e organização econômica.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre (2017). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP (2011). Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdades Integradas Espírito-santense - FAESA (2008). Autor de capítulos de livros e artigos em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisador Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão - NEPGEST. Pesquisador Líder do Grupo de Estudo em Manufatura Digital - GEM@D. Editor da RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (ISSN: 2675-6552). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, desde 2013. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFES e docente da pós-graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Tecnologias da Decisão. Tem foco em pesquisas no campo das Interdisciplinaridades, da Gestão Pública, bem como no campo da Pesquisa Operacional e tecnologias educacionais em diversas áreas: otimização linear, metas-heurísticas, simulação computacional, jogos sérios digitais e gamificação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<< Anterior
Programação mensal de 24 de maio a 20 de junho de 2021
Próximo >>
Por uma nova economia mais eficiente e resiliente