Você lendo uma publicação em Blog de Atividade Diversificada - ADINT2 - 2021 - IFES. Clique para mais publicações...


<< Anterior
Informações gerais sobre Atividade Diversificada
Próximo >>
Programação mensal da disciplina de 26 de abril a 23 de maio




Sustentabilidade e suas repercussões produtivas

Nessa primeira semana da disciplina de Atividade Diversificada de ADINT2, abrimos as discussões na temática da sustentabilidade, que não é nova. Ela vem evoluindo desde a década de 1970 no mundo, influenciando diversos aspectos da produção de bens e serviços em diversos países. No campo da sustentabilidade ambiental, por conta das crescentes preocupações coletivas, a literatura sobre o processo de desenvolvimento vem sofrendo atualizações necessárias. Em relação ao Brasil, existe a necessidade de se reavaliar e de novamente conceituar o que seria um novo modelo de desenvolvimento, mais inclusivo do ponto de vista social e ambientalmente sustentável.

Estudar e analisar os sistemas econômicos como se os mesmos fossem circulares e totalmente isolados da natureza representa uma perspectiva histórica ultrapassada, além de uma grande falha teórica presente ainda em muitos manuais tradicionais de ciência econômica e até em políticas econômicas. A analogia do processo econômico como um sistema mecânico reversível constitui a abordagem dominante, que possui uma estrutura analítica derivada da física pré-entropia.

Buscar um novo paradigma técnico-produtivo é mais do que uma necessidade global no presente, tendo em vista os problemas ambientais acumulados nas diversas regiões do planeta. Nesse sentido, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) oferece caminhos para uma nova agenda de desenvolvimento. Afinal, o caráter metabólico dos processos econômicos deve ser considerado em um novo paradigma de desenvolvimento. Esses processos são entrópicos, por dispersarem energia e matéria.

Leituras recomendadas:

1. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

2. O que é uma retomada econômica verde pós-pandemia

O que você considera de mais importante em uma retomada econômica verde?

Importante! Não teremos atividade síncrona na primeira semana da disciplina. Havendo dúvidas, favor fazer contato com: rodrigo.medeiros@ifes.edu.br ou rafael.teixeira@ifes.edu.br

Sobre o autores

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (julho de 1997), mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (setembro de 2002) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (outubro de 2005). Possui interesse acadêmico em gestão e organização econômica.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre (2017). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP (2011). Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdades Integradas Espírito-santense - FAESA (2008). Autor de capítulos de livros e artigos em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisador Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão - NEPGEST. Pesquisador Líder do Grupo de Estudo em Manufatura Digital - GEM@D. Editor da RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (ISSN: 2675-6552). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, desde 2013. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFES e docente da pós-graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Tecnologias da Decisão. Tem foco em pesquisas no campo das Interdisciplinaridades, da Gestão Pública, bem como no campo da Pesquisa Operacional e tecnologias educacionais em diversas áreas: otimização linear, metas-heurísticas, simulação computacional, jogos sérios digitais e gamificação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

<< Anterior
Informações gerais sobre Atividade Diversificada
Próximo >>
Programação mensal da disciplina de 26 de abril a 23 de maio