Você lendo uma publicação em Blog Passos da Gamificação. Clique para mais publicações...

Você está no primeiro artigo da categoria.
Próximo >>
Primeiro vídeo da série sobre Gamificação com uso do Classcraft.com




Mas, o que é Gamificação?

Nesse semestre publicarei materiais sobre gamificação. São práticas pedagógicas importantes nesse tempo de pandemia. Tais práticas permitem que alunos sejam engajados nos objetivos pedagógicos. Mas, o que significa Gamificação?

Então, para responder à pergunta, observamos o prefixo “gami” de um lado e o sufixo “ção” de outro. O sufixo “ção” é presente em palavras que expressam ação. No contexto da nossa sala de aula estamos falamos em utilizar jogos (games). Então, utilizando mecânicas e características de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado dos alunos estamos gamificando.

Mas não devemos gamificar só pelo lúdico. Quais são os objetivos de aprendizagem que precisamos alcançar? Alinhando as mecânicas e características de jogos aos objetivos de aprendizagem estamos fazendo certo. E, quais mecânicas eu devo utilizar em cada contexto?

Então, nesse contexto, existem diversas mecânicas à utilizar. Eu gosto de utilizar as mecânicas de RPG (role-play game) em sala de aula. O RPG me permite criar uma atmosfera com enredos, desafios e objetivos em jogo antes, durante e após aula. O alunos acabam se autorregulando dentro do jogo. Utilizo o Classcraft.com como ferramenta de apoio nesse processo.

Siga-me nas minhas redes sociais e no https://gemad.net, aprendendo mais sobre gamificação e suas aplicações em sala de aula. Serão vídeos no IGTV e Watch, bem como postagens e artigos. Fique ligado!

Sobre o autores

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre (2017). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP (2011). Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdades Integradas Espírito-santense - FAESA (2008). Autor de capítulos de livros e artigos em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisador Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão - NEPGEST. Pesquisador Líder do Grupo de Estudo em Manufatura Digital - GEM@D. Editor da RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (ISSN: 2675-6552). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, desde 2013. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFES e docente da pós-graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Tecnologias da Decisão. Tem foco em pesquisas no campo das Interdisciplinaridades, da Gestão Pública, bem como no campo da Pesquisa Operacional e tecnologias educacionais em diversas áreas: otimização linear, metas-heurísticas, simulação computacional, jogos sérios digitais e gamificação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você está no primeiro artigo da categoria.
Próximo >>
Primeiro vídeo da série sobre Gamificação com uso do Classcraft.com