Você lendo uma publicação em Blog do Prof. Rafael B. Teixeira. Clique para mais publicações...


Você está no primeiro artigo da categoria.
Próximo >>
Gamificação e aprendizagem ativa: iniciando o pensamento




Uma nova inspiração para o site

Boa tarde, meu nome é prof. Rafael, um dos autores e editores do site do GEMAD.net. Inicio esse meu espaço, no velho estilo de blog, para expor as minhas ideias na reformulação desse site. Eu sempre tive grandes ideias para incorporar essa minha iniciativa do grupo de pesquisa que lidero para divulgação cientifica. Entretanto, as vezes na empolgação esquecemos que observar o que realmente nosso público espera. Na verdade, esquecemos de saber quem é nosso atual público ou qual público queremos ter.

Nesse sentido, comecei observando o que eu sou e que, em partes, corrobora com o que são os outros editores desse site. Eu sou professor de múltiplos níveis (ensino médio, graduação e pós-graduação), tenho expertise em tecnologia computacional, Pesquisa Operacional e gosto de jogos online e offline. Além disso, eu tenho feito diversas pesquisas nas áreas de Engenharia de Produção, Gestão e Educação, mas, particularmente, o que tenho mais gosto é pelo desenvolvimento de jogos sérios digitais. Também vale citar que sou editor das áreas de engenharia e tecnologia da RINTERPAP – Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas.

Assim, como chegar no público que eu busco, de modo a trazer alunos, professores e profissionais a estarem mais próximos de minhas publicações? Como disseminar um conhecimento mais eclético e que permitisse maior pensamento crítico, não somente de um público mais especialista, mas de um público mais emergente?

O antigo site do GEMAD.net, que em 2018 havia sido completamente reformulado, permitiu que fossem publicados diversos conteúdos desde então. Nele, foram sendo incorporadas diversas funcionalidades, além da divulgação científica, como espaço para usuários enviarem suas dúvidas sobre vários assuntos, canal do Youtube, podcasts, etc. Ficou com uma cara de mini-portal. Mas pra quê? O que esperamos divulgar de fato ao nosso público e como?

Antigo site do GEMAD.net, versão 2018

Então, nessas questões, verifiquei que o site do GEMAD.net deva ser um repositório de conteúdos relevantes e também de trajetórias de nós docentes e pesquisadores, no reporte de nossos resultados, de compartilhamento de nossas dificuldades, na opinião sobre fatos relevantes e na divulgação científica. Mas, para melhor adentrar a essa nova iniciativa, pesquisei bastante sobre outros CMS e cheguei no WordPress.org, que nunca dei muito crédito. Se comparado com o Joomla com o objetivo de criar um portal ou mini-portal de conteúdo, o Joomla realmente ganha no meu ver. Mas, para produção de conteúdo editorial, principalmente, o WordPress é uma excelente opção, inclusive com opções multiusuários interessantes com a instalação de plugins gratuítos. Então, como uma forma de permitir que esse objetivo seja alcançado, montei um novo GEMAD.net, com base no WordPress.org, para divulgação científica, com espaços abertos para uma discussão mais leves pelos editores, num formato de blog pessoal mais sofisticado.

E, ainda nesse molde de um espaço de discussão mais leve, esse mês iniciarei posts específicos sobre Gamificação, compartilhando sucessos e fracassos na aplicação dessa técnica motivacional em disciplina de Projeto Integrador do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo.

Para quem estiver curioso o que eu tenho trabalhado com gamificação com os alunos, acesse a plataforma Classcraft.com. Será sobre ela que iremos falar bastante nesse ano aqui nesse espaço.

Logo da plataforma de gamificação: Classcraft

Então, me despeço e espero muito sucesso a você!

Sobre o autores

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre (2017). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP (2011). Bacharel em Engenharia de Produção pela Faculdades Integradas Espírito-santense - FAESA (2008). Autor de capítulos de livros e artigos em eventos e periódicos nacionais e internacionais. Pesquisador Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão - NEPGEST. Pesquisador Líder do Grupo de Estudo em Manufatura Digital - GEM@D. Editor da RINTERPAP - Revista Interdisciplinar de Pesquisas Aplicadas (ISSN: 2675-6552). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, desde 2013. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFES e docente da pós-graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Tecnologias da Decisão. Tem foco em pesquisas no campo das Interdisciplinaridades, da Gestão Pública, bem como no campo da Pesquisa Operacional e tecnologias educacionais em diversas áreas: otimização linear, metas-heurísticas, simulação computacional, jogos sérios digitais e gamificação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você está no primeiro artigo da categoria.
Próximo >>
Gamificação e aprendizagem ativa: iniciando o pensamento