Divergindo do princípio da verificabilidade, o novo paradigma proposto por Popper, não se utilizava de experiências empíricas que confirmassem uma teoria, mas empreendia uma busca por fatos particulares que refutassem a hipótese. Assim, se intentava provar a veracidade de uma teoria, buscando provas de que ela era falsa e, caso a teoria resistisse à refutação pela experiência, poder-se-ia considerá-la comprovada.
No primeiro de maio em meio à uma pandemia mundial do SARS-CODIV-19, questões sobre as relações do trabalho pós-pandemia se relevam preocupantes para a classe trabalhadora, principalmente no Brasil em que as desiguadades no cenário brasileiro potencializada por uma desglobalização, ocasiona rearranjo dessas relações no complexo jogo das nações. Os trabalhadores devem ter consciência de que representam uma parcela valiosa do sistema produtivo e que se reinventar acaba se tornando algo relevante à nossa cultura das relações capital e trabalho.
Frente aos problemas enfrentados pela sociedade nas atuais circunstâncias com a pandemia COVID-19 no âmbito social, industrial, logístico e governamental, há uma preocupação sobre a formação de Engenheiros de Produção no tange a atuação na modelagem e na tomada de decisão. Com a atual precariarização dos currículos de programação, pesquisa operacional e simulação nos diversos cursos de Engenharia de Produção no Brasil, precisamos refletir que profissional de Engenharia de Produção realmente queremos formar para a nossa atual sociedade.
Os gestores públicos precisam encontrar soluções que se adequem a um cenário econômico recessivo de baixa arrecadação de receitas tributárias, mas que impõe a necessidade de fortalecimento da presença do Estado para mitigar os efeitos de uma pandemia. […] O Governo Digital tem sido ferramenta, de grande utilidade, para a democratização dos serviços públicos em diversos países. Dessa forma, se apresenta como uma opção promissora para as três esferas governamentais brasileiras.
A grave crise provocada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19) vem gerando repercussões diversas e multidimensionais no cotidiano econômico e social dos países afetados. O contexto de isolamento social foi uma necessidade real que se impôs para buscar achatar a curva de contágio e dar maior tempo aos sistemas de saúde para se organizarem. Do ponto de vista dos sistemas produtivos de bens e serviços, os impactos da crise estão também refletidos diariamente na imprensa. Nesse sentido, a logística de abastecimento será objeto de breves considerações por conta dos riscos associados a distúrbios sociais.
Nos últimos dias, os nossos pensamentos cotidianos estão voltados para salvar vidas na grave crise do Coronavírus (Covid-19). Há inclusive no horizonte próximo a expectativa de que a agropecuária e o comércio varejista de bens essenciais, como os supermercados, serão afetados [1]. Salvar vidas e garantir o abastecimento contínuo de bens necessários à manutenção da vida humana se tornarão desafios cruciais na atual crise. Afinal, estamos enfrentando um cenário bem próximo ao de uma “economia de guerra”. Esse contexto exige uma eficaz coordenação institucional geral de esforços e a centralização de planos e ações no âmbito federativo.
“Apesar dos veículos de comunicação de massa utilizarem, em suas manchetes, a colocação do Brasil e de outros países em forma de lista, a colocação nessa lista tem pouco valor em termos de planejamento de políticas públicas. O que tem aplicabilidade é a pontuação do país e sua consequente posição no sistema de níveis de proficiência do PISA.”
A categorização de uma publicação, em científica ou não científica, está vinculada ao seu modo de construção. As abordagens, quantitativa e qualitativa, tem características que as tornam bastante diferenciadas, uma da outra e, por isso, mais adequadas para a investigação de certos tipos de pesquisa. Independentemente, de qual abordagem seja a mais adequada para cada tipo de pesquisa, dois conceitos devem ser observados para que o cunho científico de uma pesquisa possa ser confirmado. São eles, a confiabilidade e a validade.
É importante pensar muito quando se pretende desenvolver algo. Não adianta sair implementando e confiando nos softwares robustos que encontramos para nos auxiliar. Qual seria uma receita simples para que se possa conduzir de forma satisfatória os projetos, como em simulação computacional na Engenharia ou em jogos sérios digitais na Educação?
Meta-ignorância é um conceito que define a situação a qual um sujeito está submetido a um grau tão extremo de ignorância que nem mesmo percebe sua ignorância. Trata-se, portanto, de situação caracterizada pela ignorância da ignorância. Dunning3, em seu estudo sobre a meta-ignorância, descreveu um conceito, denominado efeito Dunning-Kruger, pelo qual pessoas de baixa performance em muitos domínios sociais e intelectuais permanecem inconscientes sobre seu déficit de conhecimento.